Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras.
Esse guia contempla os seguintes modelos da serie S2300G :
Este é um produto homologado pela Anatel, o número de homologação se encontra na etiqueta do produto, para consultas utilize o link sistemas.anatel.gov.br/sch
Para exportar este manual para o formato de arquivo PDF, utilize o recurso de impressão que navegadores como Google Chrome®,Mozilla Firefox®e Microsoft Edge® possuem. Para acessá-lo, pressione as teclas CTRL + P ou clique aqui. Se preferir, utilize o menu do navegador, acessando a aba Imprimir, que geralmente fica no canto superior direito da tela. Na tela que será aberta, execute os passos a seguir, de acordo com o navegador:
Google Chrome®: na tela de impressão, no campo Destino, clique em Alterar, selecione a opção Salvar como PDF na seção Destinos locais e clique em Salvar. Será aberta a tela do sistema operacional solicitando que seja definido o nome e onde deverá ser salvo o arquivo.
Mozilla Firefox®: na tela de impressão, clique em Imprimir, na aba Geral, selecione a opção Imprimir para arquivo, no campo Arquivo, defina o nome e o local onde deverá ser salvo o arquivo, selecione PDF como formato de saída e clique em Imprimir.
Microsoft Edge®: na tela de impressão, clique em Imprimir, na aba Geral, selecione a opção Imprimir para arquivo, no campo Arquivo, defina o nome e o local onde deverá ser salvo o arquivo, selecione PDF como formato de saída e clique em Imprimir.
Observar as leis locais relativas à proteção e uso de tais dados e as regulamentações que prevalecem no país. O objetivo da legislação de proteção de dados é evitar infrações nos direitos individuais de privacidade baseadas no mau uso dos dados pessoais.
Este sistema utiliza e processa dados pessoais como senhas, registro detalhado de chamadas, endereços de rede e registro de dados de clientes, por exemplo.
As senhas de acesso permitem o alcance e a alteração de qualquer facilidade, como o acesso externo ao sistema da empresa para obtenção de dados, portanto, é de suma importância que as senhas sejam disponibilizadas apenas àqueles que tenham autorização para uso, sob o risco de uso indevido.
A Intelbras não acessa, transfere, capta, nem realiza qualquer outro tipo tratamento de dados pessoais a partir deste produto, com exceção aos dados necessários para funcionamento do próprio produto. Para mais informações, consulte o capítulo sobre métodos de segurança do equipamento.
Após sua vida útil, o produto deve ser entregue a uma assistência técnica autorizada da Intelbras ou realizar diretamente a destinação final ambientalmente adequada evitando impactos ambientais e à saúde. Caso prefira, a pilha/bateria assim como demais eletrônicos da marca Intelbras sem uso, pode ser descartado em qualquer ponto de coleta da Green Eletron (gestora de resíduos eletroeletrônicos a qual somos associados). Em caso de dúvida sobre o processo de logística reversa, entre em contato conosco pelos telefones (48) 2106-0006 ou 0800 704 2767 (de segunda a sexta-feira das 08h às 20h e aos sábados das 08h às 18h) ou através do e-mail.
Garantir uma instalação robusta de switches é essencial para a estabilidade operacional em ambientes de rede. Este tópico destaca diretrizes cruciais para a preparação, inspeção e precauções de segurança durante a instalação desses dispositivos. A inspeção detalhada do conteúdo da embalagem, a atenção às precauções de segurança elétrica e a verificação do ambiente de instalação são passos fundamentais. Além disso, são fornecidas instruções precisas para a correta instalação física do switch no rack, enfatizando a importância do aterramento adequado. Ao seguir estas boas práticas, os profissionais asseguram uma implementação confiável, promovendo a eficiência operacional e a longevidade dos equipamentos em redes.
Aqui estão alguns pontos principais da norma:
É importante observar que a norma pode ser atualizada ao longo do tempo, então é sempre aconselhável verificar a versão mais recente para garantir a conformidade com as normas de segurança elétrica.
Toda e qualquer intervenção no sistema elétrico ou de aterramento deve ser realizada por profissionais tecnicamente capacitados. A Norma Brasileira NBR 5410 fornece orientações detalhadas sobre esses aspectos, sendo imprescindível a sua consulta em caso de dúvidas.
Para assegurar a adequada instalação do switch, é essencial atender aos requisitos mínimos do sistema de aterramento, conforme descrito a seguir:
Priorização dos Sistemas de Aterramento
Verificação da Impedância
Conexão do Cabo de Aterramento
Condutividade do Cabo
Bitola Adequada
Prevenção de Interferências
Corrente no Cabo de Aterramento
Manutenção do Sistema de Aterramento
Equilíbrio Equipotencial
Observar essas diretrizes é fundamental para garantir a segurança e o desempenho eficiente do sistema elétrico, bem como para preservar a integridade do switch. Recomendamos estrita adesão às normas técnicas e a busca de suporte profissional em caso de dúvidas durante o processo de instalação ou manutenção.
Os nobreaks, também conhecidos como UPS (Fonte de Energia Ininterrupta ou Uninterruptible Power Supply em inglês), são equipamentos que condicionam e regulam a tensão e a pureza da energia que chega da concessionária.
Grosso modo, eles armazenam energia em baterias quando o fornecimento é normal. E em caso de interrupção inesperada, como num apagão, entram em funcionamento muito rapidamente, utilizando essa energia acumulada para alimentar os equipamentos do Data Center por um período limitado de tempo, que pode variar de alguns minutos a alguns dias.
Os nobreaks para Data Centers são extremamente importantes, pois podem evitar que uma queda de energia atinja o coração dos equipamentos críticos, impedindo downtimes, danos físicos e garantindo que nenhuma informação contida nos servidores seja perdida.
Entre as proteções oferecidas pela maioria dos nobreaks estão:
Proteção contra subtensãoQuando ocorre uma redução na tensão fornecida pela concessionária, temos o efeito de subtensão, que também pode ocorrer quando ligamos vários equipamentos em uma mesma tomada. Uma queda de tensão pode causar diversos problemas, como por exemplo panes inesperadas ou comprometimento do funcionamento.
Como o nobreak opera? Ele conta com componentes que fazem a regulação da tensão. Se a tensão reduzir drasticamente, o nobreak entra em modo bateria.
Proteção contra sobrecargaA sobrecarga ocorre quando a carga ligada no nobreak é maior do que a oferecida por ele. A sobrecarga pode ocasionar aquecimento excessivo dos componentes do nobreak, como circuitos e transformadores, por exemplo.
Como o nobreak opera? Por meio de sensores que monitoram a carga conectada e avisam por meio de sinais sonoros quando há excesso de carga. Para resolver a sobrecarga é só desligar um ou mais equipamentos.
Proteção contra curto circuitoOcorre quando há uma passagem elevada de corrente elétrica em um circuito.
Como o nobreak opera? Ele conta com componentes de proteção, evitando que os equipamentos ligados ao nobreak sejam queimados.
Proteção contra sobreaquecimento no inversorOcorre quando a carga ligada no nobreak é maior do que é oferecido pelo dispositivo.
Como o nobreak opera? Quando ocorre sobrecarga, é acionado o modo bateria.
Proteção contra sobretensãoQuando ocorre uma elevação na tensão fornecida pela concessionária, temos o efeito de sobretensão.
Como o nobreak opera? Ele conta com componentes que fazem a regulação da tensão. Se a tensão aumentar drasticamente, o nobreak entra em modo bateria.
Proteção contra descarga total/sobrecarga da bateriaElas podem descarregar de duas formas: carga alta e descarga rápida ou carga baixa e descarga lenta.
Como o nobreak opera? Ele conta com uma proteção de nível, que mantém as baterias do nobreak com uma carga mínima, evitando que ocorra a descarga total.
Consulte as especificações do nobreak escolhido em sua instalação para certificar das proteções oferecidas.
Em Data Centers, manter condições ideais de temperatura e umidade é imperativo. Entre os benefícios destacam-se o controle efetivo da temperatura para evitar superaquecimento, a prevenção de problemas de umidade e a garantia da qualidade do ar. Por outro lado, a negligência na climatização pode resultar em prejuízos que comprometem a eficiência, inviabilizam sistemas e reduzem a vida útil dos equipamentos. A escolha cuidadosa de sistemas de refrigeração, como o de precisão, torna-se crucial para otimizar operações, garantir eficiência e contribuir para práticas sustentáveis.
Benefícios de uma boa climatização e refrigeração em Data Center
A temperatura ideal para um Data Center gira em torno de 18ºC e 25ºC graus, com umidade entre 45% e 55%. Essa condição deve ser mantida durante todo o tempo, em todos os dias do ano. São muitos os benefícios de uma climatização e refrigeração eficientes em um Data Center, mas podemos listar os três principais:
Gás corrosivo | Valor médio (mg/m³) | Valor máximo (mg/m³) |
SO2 | 0.3 | 1.0 |
H2S | 0.1 | 0.5 |
Cl2 | 0.1 | 0.3 |
HCI | 0.1 | 0.5 |
HF | 0.01 | 0.03 |
NH3 | 1.0 | 3.0 |
O3 | 0.05 | 0.1 |
NOx | 0.5 | 1.0 |
Prejuízos de uma má climatização e refrigeração em Data Center
O Data Center é composto por materiais que geram muito calor. Por isso, é fundamental que haja um sistema eficiente de climatização. Sem métodos de controle de clima eficaz, as altas temperaturas podem causar diversos prejuízos aos seus dados, visto que:
A fim de atender às necessidades de diferentes clientes, os switches da série S2300G fornecem uma variedade de formas de produtos, conforme mostrado na tabela abaixo.
Formas de produto do dispositivo
Série de produtos | Modelo do produto | Interfaces e descrição suportadas |
Serie2300G | S2310G-A | O S2310G-A Possui 8 portas Gigabit Ethernet e 2 portas SFP. |
Serie2300G | S2328G-A | O S2328G-A possui 24 portas Gigabit Ethernet PoE com potência total de 370W e 4 portas SFP. |
Serie2300G | S2328G-PA | O S2328G-PA possui 24 Portas Gigabit Ethernet PoE com 4 Portas SFP. |
Serie2300G | S2352G-A | O S2352G-A possui 48 portas Gigabit Ethernet e 4 portas SFP. |
Serie2300G | S2328G-B | O S2328G-B possui 24 portas Gigabit Ethernet e 4 portas SFP+. |
Serie2300G | S2328G-PB | O S2328G-PB possui 24 portas Gigabit Ethernet PoE com potência total de 370W e 4 portas SFP+. |
Serie2300G | S2352G-B | O S2352G-B possui 48 portas Gigabit Ethernet e 4 portas SFP+. |
Serie2300G | S2352G-PB | Switch Gerenciável 48 Portas Gigabit Ethernet PoE com 4 Portas SFP+. |
Figura 1 - S2310G-A Ficha Técnica - S2310G-A
Figura 2 - S2328G-A Ficha Técnica - S2328G-A
Figura 3 - S2328G-B Ficha Técnica - S2328G-B
Figura 4 - S2328G-PA Ficha Técnica - S2328G-PA
Figura 5 - S2328G-PB Ficha Técnica - S2328G-PB
Figura 6 - S2352G-A Ficha Técnica - S2352G-A
Figura 7 - S2352G-B Ficha Técnica - S2352G-B
Figura 8 - S2352G-PB Ficha Técnica - S2352G-PB
*Para obter mais informações sobre as especificações, por favor, consulte os links das fichas técnicas.
Figura 1 - Anexando suportes de montagem
Figura 2 - Fixando suportes de montagem
Figura 3 - Montando o interruptor na prateleira
Figura 4 - Montando o switch no rack
OBSERVAÇÃO:
Os suportes de montagem não são projetados para suportar o peso do switch. Uma prateleira de rack é necessária no rack para suportar o peso do switch.
O Switch deve ser utilizado em ambientes com temperatura controlada e de forma indoor.
A correta conexão do cabo de aterramento é crucial para a proteção contra raios e a proteção EMI.
Para conectar o cabo de aterramento:
Conectando o cabo de aterramento
Número | Item |
(1) | Parafuso de Aterramento |
(2) | Terminal de Anel |
(3) | Sinal de Aterramento |
(4) | Furo de Aterramento |
(5) | Cabo de Aterramento |
Conectando o cabo de alimentação
No primeiro acesso, não é obrigatório acessar o switch via telnet.
Para configurar o switch via PC instale o Putty, e siga as seguintes etapas:
Passo 1: | Conectar um cabo de rede entre o PC e o Switch e executar o Telnet para o IP configurado no Switch. |
Figura 18 - Executar o Telnet
Passo 2: | Acesso Telnet efetuado com sucesso. |
Figura 15 - Acesso Telnet
O nome de usuário padrão é admin e a senha é admin.
*Para configurar os acessos seguros (SSH e HTTPS) acessar o Manual do Usuário.
Para acessar o switch através da interface de linha de comandos usando o protocolo Telnet, conecte um cabo de rede entre a placa de rede do seu computador e uma das portas do switch, defina o endereço IP do seu computador na mesma sub-rede do switch (192.168.0.1/24) e pelo prompt de comando (Windows®) ou shell (Unix/Linux), digite Telnet 192.168.0.1. Caso a conexão seja bem-sucedida, uma tela solicitando login e senha será exibida. Preencha ambos os campos com a palavra admin
Para acessar a interface de gerenciamento web do switch, configure o computador com um Endereço IP e uma Máscara de Sub-Rede na mesma rede que o switch.
Se o switch estiver conectado a um servidor DHCP, ele adquirirá um endereço IP fornecido por esse servidor. Caso contrário, se não estiver conectado a um servidor DHCP, o switch assumirá o endereço IP padrão 192.168.0.1.
Abra o navegador e digite o endereço IP 192.168.0.1 na barra de endereços.
Ao acessar o endereço IP na barra de endereços do navegador, uma janela será aberta para autenticação. Digite o nome de usuário e senha para autenticação. O padrão de fábrica para usuário e senha é admin.
O nome de usuário padrão é admin e A senha é admin.
Acessando a Interface Gráfica do Usuário do Switch
Itens que requerem tratamento seletivo |
Os artigos abaixo indicados são classificados como necessitando de tratamento seletivo.
Indicar a quantidade de artigos contidos no produto que requerem tratamento seletivo na coluna da direita, conforme aplicável.
Descrição do artigo | Notas | Quantidade de artigos incluídos no produto |
Placas de circuitos impressos (PCB) ou conjuntos de circuitos impressos (PCA) | Com uma superfície superior a 10 cm2 | 1 |
Baterias | Todos os tipos, incluindo pilhas alcalinas normais e pilhas de lítio tipo moeda ou botão | 0 |
Componentes contendo mercúrio | Por exemplo, mercúrio em lâmpadas, retroiluminação de ecrãs, lâmpadas de scanners, interruptores, pilhas | 0 |
Ecrãs de cristais líquidos (LCD) com uma superfície superior a 100 cm2 | Inclui ecrãs com iluminação de fundo com lâmpadas de descarga de gás | 0 |
Tubos de raios catódicos (CRT) | N/A | 0 |
Condensadores / condensadores (contendo PCB/PCT) | N/A | 0 |
Condensadores / condensadores electrolíticos com mais de 2,5 cm de diâmetro ou altura | N/A | 0 |
Cabos e cordões eléctricos externos | N/A | 0 |
Lâmpadas de descarga de gás | N/A | 0 |
Plásticos contendo retardadores de chama bromados com peso > 25 gramas (não incluindo PCB ou PCA já enumerados num ponto separado acima) | N/A | 0 |
Componentes e peças que contêm toner e tinta, incluindo líquidos, semi-líquidos (gel/pasta) e toner | Inclui os cartuchos, as cabeças de impressão, os tubos, as câmaras de ventilação e as estações de serviço. | 0 |
Componentes e resíduos com amianto | N/A | 0 |
Componentes, peças e materiais que contenham fibras cerâmicas refractárias | N/A | 0 |
Componentes, peças e materiais que contenham substâncias radioactivas | N/A | 0 |
Ferramentas necessárias |
Enumerar o tipo e a dimensão das ferramentas que seriam normalmente utilizadas para desmontar o produto até um ponto em que os componentes e materiais que requerem tratamento seletivo possam ser removidos.
Descrição da ferramenta | Tamanho da ferramenta (se aplicável) |
Chave de fendas | 2# |
Processo de desmontagem do produto |
Enumerar os passos básicos que devem ser normalmente seguidos para remover componentes e materiais que requerem tratamento seletivo
Abaixo tem uma ilustração gráfica para identificar os elementos contidos no produto que requerem tratamento seletivo (com setas que identifiquem as localizações).
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Itens que requerem tratamento seletivo |
Os artigos abaixo indicados são classificados como necessitando de tratamento seletivo.
Indicar a quantidade de artigos contidos no produto que requerem tratamento seletivo na coluna da direita, conforme aplicável.
Descrição do artigo | Notas | Quantidade de artigos incluídos no produto |
Placas de circuitos impressos (PCB) ou conjuntos de circuitos impressos (PCA) | Com uma superfície superior a 10 cm2 | 1 |
Baterias | Todos os tipos, incluindo pilhas alcalinas normais e pilhas de lítio tipo moeda ou botão | 0 |
Componentes contendo mercúrio | Por exemplo, mercúrio em lâmpadas, retroiluminação de ecrãs, lâmpadas de scanners, interruptores, pilhas | 0 |
Ecrãs de cristais líquidos (LCD) com uma superfície superior a 100 cm2 | Inclui ecrãs com iluminação de fundo com lâmpadas de descarga de gás | 0 |
Tubos de raios catódicos (CRT) | N/A | 0 |
Condensadores / condensadores (contendo PCB/PCT) | N/A | 0 |
Condensadores / condensadores electrolíticos com mais de 2,5 cm de diâmetro ou altura | N/A | 0 |
Cabos e cordões eléctricos externos | N/A | 0 |
Lâmpadas de descarga de gás | N/A | 0 |
Plásticos contendo retardadores de chama bromados com peso > 25 gramas (não incluindo PCB ou PCA já enumerados num ponto separado acima) | N/A | 0 |
Componentes e peças que contêm toner e tinta, incluindo líquidos, semi-líquidos (gel/pasta) e toner | Inclui os cartuchos, as cabeças de impressão, os tubos, as câmaras de ventilação e as estações de serviço. | 0 |
Componentes e resíduos com amianto | N/A | 0 |
Componentes, peças e materiais que contenham fibras cerâmicas refractárias | N/A | 0 |
Componentes, peças e materiais que contenham substâncias radioactivas | N/A | 0 |
Ferramentas necessárias |
Enumerar o tipo e a dimensão das ferramentas que seriam normalmente utilizadas para desmontar o produto até um ponto em que os componentes e materiais que requerem tratamento seletivo possam ser removidos.
Descrição da ferramenta | Tamanho da ferramenta (se aplicável) |
Chave de fendas | 2# |
Processo de desmontagem do produto |
Enumerar os passos básicos que devem ser normalmente seguidos para remover componentes e materiais que requerem tratamento seletivo
Abaixo tem uma ilustração gráfica para identificar os elementos contidos no produto que requerem tratamento seletivo (com setas que identifiquem as localizações).
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Itens que requerem tratamento seletivo |
Os artigos abaixo indicados são classificados como necessitando de tratamento seletivo.
Indicar a quantidade de artigos contidos no produto que requerem tratamento seletivo na coluna da direita, conforme aplicável.
Descrição do artigo | Notas | Quantidade de artigos incluídos no produto |
Placas de circuitos impressos (PCB) ou conjuntos de circuitos impressos (PCA) | Com uma superfície superior a 10 cm2 | 1 |
Baterias | Todos os tipos, incluindo pilhas alcalinas normais e pilhas de lítio tipo moeda ou botão | 0 |
Componentes contendo mercúrio | Por exemplo, mercúrio em lâmpadas, retroiluminação de ecrãs, lâmpadas de scanners, interruptores, pilhas | 0 |
Ecrãs de cristais líquidos (LCD) com uma superfície superior a 100 cm2 | Inclui ecrãs com iluminação de fundo com lâmpadas de descarga de gás | 0 |
Tubos de raios catódicos (CRT) | N/A | 0 |
Condensadores / condensadores (contendo PCB/PCT) | N/A | 0 |
Condensadores / condensadores electrolíticos com mais de 2,5 cm de diâmetro ou altura | N/A | 0 |
Cabos e cordões eléctricos externos | N/A | 0 |
Lâmpadas de descarga de gás | N/A | 0 |
Plásticos contendo retardadores de chama bromados com peso > 25 gramas (não incluindo PCB ou PCA já enumerados num ponto separado acima) | N/A | 0 |
Componentes e peças que contêm toner e tinta, incluindo líquidos, semi-líquidos (gel/pasta) e toner | Inclui os cartuchos, as cabeças de impressão, os tubos, as câmaras de ventilação e as estações de serviço. | 0 |
Componentes e resíduos com amianto | N/A | 0 |
Componentes, peças e materiais que contenham fibras cerâmicas refractárias | N/A | 0 |
Componentes, peças e materiais que contenham substâncias radioactivas | N/A | 0 |
Ferramentas necessárias |
Enumerar o tipo e a dimensão das ferramentas que seriam normalmente utilizadas para desmontar o produto até um ponto em que os componentes e materiais que requerem tratamento seletivo possam ser removidos.
Descrição da ferramenta | Tamanho da ferramenta (se aplicável) |
Chave de fendas | 2# |
Processo de desmontagem do produto |
Enumerar os passos básicos que devem ser normalmente seguidos para remover componentes e materiais que requerem tratamento seletivo
Abaixo tem uma ilustração gráfica para identificar os elementos contidos no produto que requerem tratamento seletivo (com setas que identifiquem as localizações).
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Problema | Procedimento de Solução de Problemas |
Status do LED de Energia Desligado | Verifique se o cabo de alimentação está conectado corretamente. Verifique se o switch está ligado. Se o problema persistir, entre em contato com o Suporte Intelbras. |
LED de Porta LAN Desligado | Verifique se o cabo de rede está conectado à porta Ethernet com segurança. Conecte o cabo de rede às duas portas Ethernet no switch. Se os LEDs das duas portas estiverem acesos, o cabo de rede está em boas condições. Se os LEDs não acenderem, o cabo de rede está com vício. Substitua o cabo de rede. Se o problema persistir, entre em contato com o Suporte Intelbras. |
LED Marcador | Status | Descrição |
LED de status do sistema (SYS) | Desligado | O switch está desligado. |
LED de status do RPS | Verde constante | Entradas CA e CC normais. |
Amarelo constante | Entrada CC normal, mas sem entrada CA ou entrada CA anormal. | |
Desligado | Sem entrada CC ou entrada CC anormal. |
O LED de status do sistema no switch está desligado.
Para identificar uma falha na fonte de alimentação em um switch com fontes de alimentação, examine o LED de status do sistema (SYS) no switch.
Sintoma: O LED de status do sistema no switch está desligado.
Solução: Para resolver o problema:
Sintoma: O LED de status do sistema no switch indica uma falha na bandeja do ventilador.
Solução: Quando ocorre um problema na bandeja do ventilador, entre em contato com o Suporte Intelbras.
Sintoma: O terminal de configuração não exibe nada quando o switch está ligado.
Solução: Para resolver o problema:
Sintoma: O terminal de configuração exibe texto confuso.
Solução: Para resolver o problema:
Para a sua comodidade, preencha os dados abaixo, pois, somente com a apresentação deste em conjunto com a nota fiscal de compra do produto, você poderá utilizar os benefícios que lhe são assegurados.
Nome do cliente:
Assinatura do cliente:
Nº da nota fiscal:
Data da compra:
Modelo:
Nº de série:
Revendedor:
1. Todas as partes, peças e componentes do produto são garantidos contra eventuais vícios de fabricação, que porventura venham a apresentar, pelo prazo de 3 (três) anos – sendo 3 (três) meses de garantia legal e 33 (trinta e três) meses de garantia contratual, contado a partir da data da compra do produto pelo Senhor Consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra do produto, que é parte integrante deste Termo em todo o território nacional. Esta garantia contratual compreende a troca gratuita de partes, peças e componentes que apresentarem vício de fabricação, incluindo as despesas com a mão de obra utilizada nesse reparo. Caso não seja constatado vício de fabricação, e sim vício(s) proveniente(s) de uso inadequado, o Senhor Consumidor arcará com essas despesas.
2. A instalação do produto deve ser feita de acordo com o Manual do Produto e/ou Guia de Instalação. Caso seu produto necessite a instalação e configuração por um técnico capacitado, procure um profissional idôneo e especializado, sendo que os custos desses serviços não estão inclusos no valor do produto.
3. Constatado o vício, o Senhor Consumidor deverá imediatamente comunicar-se com o Serviço Autorizado mais próximo que conste na relação oferecida pelo fa- bricante – somente estes estão autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia aqui previsto. Se isso não for respeitado, esta garantia perderá sua validade, pois estará caracterizada a violação do produto.
4. Na eventualidade de o Senhor Consumidor solicitar atendimento domiciliar, de- verá encaminhar-se ao Serviço Autorizado mais próximo para consulta da taxa de visita técnica. Caso seja constatada a necessidade da retirada do produto, as des- pesas decorrentes, como as de transporte e segurança de ida e volta do produto,ficam sob a responsabilidade do Senhor Consumidor.
5. A garantia perderá totalmente sua validade na ocorrência de quaisquer das hipó- teses a seguir: a) se o vício não for de fabricação, mas sim causado pelo Senhor Consumidor ou por terceiros estranhos ao fabricante; b) se os danos ao produto forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundações, desabamentos, etc.), umidade, tensão na rede elétrica (sobretensão provocada por acidentes ou flutuações excessivas na rede), instalação/uso em desacordo com o manual do usuário ou decorrentes do desgaste natural das partes, peças e componentes; c) se o produto tiver sofrido influência de natureza química, eletro- magnética, elétrica ou animal (insetos, etc.); d) se o número de série do produto tiver sido adulterado ou rasurado; e) se o aparelho tiver sido violado.
6. Esta garantia não cobre perda de dados, portanto, recomenda-se, se for o caso do produto, que o Consumidor faça uma cópia de segurança regularmente dos dados que constam no produto.
7. A Intelbras não se responsabiliza pela instalação deste produto, e também por eventuais tentativas de fraudes e/ou sabotagens em seus produtos. Mantenha as atualizações do software e aplicativos utilizados em dia, se for o caso, assim como as proteções de rede necessárias para proteção contra invasões (hackers). O equipa- mento é garantido contra vícios dentro das suas condições normais de uso, sendo importante que se tenha ciência de que, por ser um equipamento eletrônico, não está livre de fraudes e burlas que possam interferir no seu correto funcionamento.
8. Após sua vida útil, o produto deve ser entregue a uma assistência técnica autorizada da Intelbras ou realizar diretamente a destinação final ambientalmente adequada evitando impactos ambientais e a saúde. Caso prefira, a pilha/bateria assim como demais eletrônicos da marca Intelbras sem uso, pode ser descartado em qualquer ponto de coleta da Green Eletron (gestora de resíduos eletroeletrônicos a qual so- mos associados). Em caso de dúvida sobre o processo de logística reversa, entre em contato conosco pelos telefones (48) 2106-0006 ou 0800 704 2767 (de segunda a sexta-feira das 08 ás 20h e aos sábados das 08 ás 18h) ou através do e-mail suporte@intelbras.com.br.
Sendo estas as condições deste Termo de Garantia complementar, a Intelbras S/A se reserva o direito de alterar as características gerais, técnicas e estéticas de seus produtos sem aviso prévio.
Todas as imagens deste manual são ilustrativas.
Produto beneficiado pela Legislação de Informática.
Suporte a clientes: (48) 2106 0006
Fórum: forum.intelbras.com.br
Suporte via chat: intelbras.com.br/suporte-tecnico
Suporte via e-mail: suporte@intelbras.com.br
SAC: 0800 7042767
Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira
Rodovia SC 281, km 4,5 – Sertão do Maruim – São José/SC - 88122-001
CNPJ 82.901.000/0014-41 - www.intelbras.com.br
Indústria Brasileira